Cornélio OnLine

Detran desmancha 874 automóveis e motocicletas dos pátios do Litoral

 


PARANÁ - O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) promoveu a compactação de 874 automóveis e motocicletas provenientes dos pátios veiculares de Paranaguá e Guaratuba, nos dias 21, 22 e 26. Esses veículos foram previamente leiloados em um evento administrativo realizado pelo órgão em agosto, e os recursos obtidos estão sendo investidos em melhorias na sinalização viária dos municípios paranaenses.


A desmontagem desses veículos resultou em 450 toneladas de materiais ferrosos destinados à reciclagem, provenientes da trituração das sucatas de veículos que se encontravam sem identificação ou regularização junto ao órgão estadual de trânsito.


O diretor-presidente do Detran, Adriano Furtado, destaca a importância dessa iniciativa, mencionando que a liberação dos veículos que ocupavam os pátios contribui para a redução de problemas relacionados à saúde pública. Os carros e motos são submetidos à prensagem, resultando em materiais que podem ser transformados em pregos, arames, pó de ferro ou utilizados na indústria em geral.


O processo de reciclagem desses veículos segue três etapas:

Remoção dos veículos: A empresa arrematante é responsável por concentrar os veículos nos pátios designados para as prensagens (Polos de Prensagem).


Descontaminação: Antes da prensagem, a empresa arrematante realiza a retirada de combustível, catalisador, extintor de incêndio, bateria, pneus, fluídos e óleo em geral.


Prensagem: A descaracterização e inutilização dos sinais identificadores dos bens são realizadas pela empresa arrematante nos municípios designados como Polos de Prensagem. O processo é conduzido por meio de veículo prensa, seguido pela pesagem e transporte para a completa reciclagem dos materiais por meio de um processo industrial (reciclagem siderúrgica).

Postagem Anterior Próxima Postagem
Cornélio OnLine