POLÍCIA - Nesta quarta-feira (3/4), a Polícia Federal deflagrou a operação Private Key, com ações em Brasília/DF, Águas Lindas de Goiás/GO e Santa Luzia/MG, com o objetivo de desarticular uma suposta organização criminosa envolvida em crimes cibernéticos.
O foco da operação é reunir mais informações e identificar todos os participantes do grupo, que é acusado de realizar crimes de furto qualificado mediante fraude cibernética contra a Prefeitura de Telêmaco Borba/PR e a Caixa Econômica Federal.
De acordo com as investigações, os criminosos utilizaram técnicas avançadas de hackeamento para invadir dispositivos informáticos. Eles teriam criado um site falso, por meio do qual conseguiram induzir um servidor da Prefeitura de Telêmaco Borba a fornecer suas credenciais de login e senha. Com essas informações, os criminosos acessaram o sistema GovConta do município, perpetrando suas atividades ilícitas.
A operação demonstra a crescente sofisticação das atividades criminosas no ambiente digital e a necessidade de ações efetivas por parte das autoridades para combatê-las. A Polícia Federal continua com as investigações para identificar todos os envolvidos e garantir a responsabilização dos responsáveis por esses ataques cibernéticos.