Cornélio OnLine

O papel das redes sociais nas próximas eleições municipais



XADREZ - É uma incógnita que só será respondida quando as urnas forem computadas na noite de seis de outubro de 2024 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, tudo indica que a tradicional política de favores está em declínio, cedendo espaço para as redes sociais que triunfaram sobre os sistemas de comunicação ultrapassados. O primeiro sinal foi a eleição de Ratinho (PSD) para governador em 2018, seguida pela surpreendente vitória de Indiara Barbosa (Novo) como a candidata mais votada para a Câmara Municipal de Curitiba em 2020, e a eleição de Sergio Moro (UB) e Deltan Dallagnol (Novo) em 2022, impulsionados pelo Facebook, Instagram e Whatsapp, assim como o deputado estadual Do Carmo (UB).


Para 2024, a adesão de programas de televisão às novas mídias, impulsionada pela popularização dos celulares, deve resultar no aumento significativo de candidatos influencers emergindo do anonimato para o estrelato político, especialmente com a consolidação do TikTok e do Youtube.


Em Cornélio Procópio, com o cenário ainda muito nebuloso, a popularidade dos pré-candidatos nas redes vem sendo tratada como peça fundamental para a eleição ao lado do rádio e da TV, já que a atual vice-prefeita, natural pré-candidata à prefeitura tem ganhado espaço graças ao apoio do atual prefeito Amin Hannouche (PSD) que tem colocado Angélica Olchaneski (PSD) em evidência nas mais diversas postagens, enquanto a oposição ainda parece trabalhar por trás das cortinas preparando "o bote".


Em Maringá, o programa de televisão do deputado estadual Delegado Jacovós (PL) também é popular nas redes sociais, o que pode beneficiar a candidatura do deputado estadual Do Carmo (UB), que receberá o apoio do comunicador.


Em Curitiba, Deltan Dallanol (se a Justiça Eleitoral permitir), a jornalista Cristina Graeml (Brasil 35) e Eduardo Pimentel (PSD) podem se destacar na corrida pela prefeitura devido à sua popularidade nas redes sociais.


Em Londrina, Filipe Barros (PL), caso decida concorrer, tem uma vantagem confortável graças ao número significativo de seguidores. Se apoiar Tiago Amaral (PSD), poderá ser a peça-chave para entregar as chaves da prefeitura ao deputado estadual.


Para 2024, muitos candidatos podem entrar na disputa sem preparo, gastar milhões e enfrentar dificuldades, pois descobriram tardiamente o poder das redes sociais. 

أحدث أقدم
Cornélio OnLine